quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Diretório Estadual inicia preparação dos Encontros dos Setoriais

O presidente do PT-SP Edinho Silva e o secretário de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT Nacional Renato Simões destacaram a necessidade de fortalecer os setoriais para dialogar com os movimentos populares.

Por Macro Ribeirão Preto
Sábado, 23 de julho de 2011

Com o objetivo de preparar os Encontros dos Setoriais Estaduais do PT, que acontecerão em outubro, e do Nacional, em novembro, o Diretório Estadual reuniu, na noite de quinta-feira (21), lideranças, dirigentes, coordenadores, militantes dos diretórios municipais, macros e setoriais do partido no Estado. A atividade contou com a participação do presidente do PT-SP Edinho Silva, do secretário de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT Nacional Renato Simões e do presidente do Diretório Municipal Antonio Donato.

Durante o debate foi apresentado o regulamento do Encontro dos Setoriais e os participantes puderam tirar dúvidas. Temas como a reforma estatutária do partido e o Processo de Eleições Extraordinárias, que acontece no dia 7 de agosto, também entraram na pauta.

Edinho Silva destacou a importância do fortalecimento dos setoriais. “Enquanto militante e presidente, fico feliz quando vejo o quanto os setoriais cresceram e estão cada vez mais organizados dentro do nosso partido. Em 2011, nós priorizamos a organização partidária como processo político e esse encontro de hoje é mais uma etapa. O PT está transformando o discurso em realidade. São os setoriais que constroem, efetivamente, a relação do PT com os movimentos populares e fortalecem esses laços estratégicos”.

O presidente do PT-SP relembrou os 19 Seminários Regionais, que passaram em todas as macrorregiões petistas do estado, debatendo, formulando e construindo políticas. Entre as tarefas prioritárias do período, Edinho citou o esforço organizativo do PT-SP, que inclui o estímulo à criação de coordenações setoriais por todo o estado, não apenas com as temáticas tradicionais, mas incorporando novos temas e lutas. “Não é apenas uma organização burocrática, mas principalmente política. As pessoas pensam que paramos com a política para resolver a burocracia, mas não é isso que acontece, porém um trabalho simultâneo”, explicou.

O secretário estadual de Movimentos Populares, Wellington Diniz Monteiro, reforçou a necessidade de fortalecer cada vez mais os setoriais. “Durante o Encontro das Macros, que aconteceu em junho deste ano, em Sumaré, aprovamos uma emenda que estabelece a criação de setoriais em todos os diretórios municipais e macros. Vamos trabalhar por isso”.

Renato Simões: “É preciso resgatar e integrar a agenda dos movimentos populares”

Para o secretário de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT Nacional Renato Simões, é preciso resgatar a agenda dos movimentos populares e integrá-la ao partido. “Vamos fortalecer os setoriais como espaços de debate e interlocução com os governos”.

Segundo Simões, é importante que o partido insira militantes das áreas específicas nos setoriais para garantir atuação qualitativa. “Somente assim vamos garantir que os setores sejam realmente representativos”.

O petista acrescentou ainda que o Diretório Nacional realizará no segundo semestre uma grande campanha pela reforma política e os setoriais serão fundamentais nessa ação.

Regulamento

Podem realizar Encontros os setoriais que tiverem mais de um ano de funcionamento, contados a partir da autorização dos Diretórios. A decisão deve ser comunicada à direção até o dia 15 de agosto.
Podem participar todos os que se filiaram ao PT até 27 de novembro de 2010 e que fizerem a opção setorial até 9 de setembro de 2011.

O mandato dos dirigentes setoriais será definido no processo de Reforma Estatutária 2011.

Os Encontros Setoriais Estaduais deverão ser realizados nos finais de semana de 15 a 23 de outubro de 2011.

Os Encontros Nacionais também devem acontecer nos finais de semana de 19 a 27 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário